Seja bem-vindo ao site do Rancho Móvel!

Rancho Móvel

Rancho Móvel

Associação Gaúcha de Proprietários de Veículos de Recreação

Nossa história teve origem da palavra RANCHOMOBILISMO, que era usada na vizinha Argentina, onde há muitos anos um grupo de usuários de trailers e motor-homes constituiu o Ranchomovil Club de Buenos Ayres.

O caravanismo, que é o turismo praticado utilizando-se de trailers e motor-homes, tem crescido significativamente em todo o mundo, sendo que na Europa é uma atividade de grande importância econômica, mobilizando indústrias de equipamentos, campings de estacionamentos e por conseqüência volumosos capitais. Na Alemanha e França, principalmente, existe um grande potencial de caravanismo, estima-se que nos Estados Unidos da America existam 60 milhões de usuários.

Mais de 40 anos da nossa história
1977
1977
1990
1992
1998
1999
2000
O início do Rancho Móvel

Teste. Em 1977 foi fundado o Rancho Móvel Clube Gaúcho, com uns abnegados motohomeiros e trailistas reunidos em Porto Alegre, motivados pelo Club Argentino.

Era um clube fechado composto por donos de Motor-homes. Nestes anos de viagens, aventuras, encontros e desencontros por estradas Nacionais e Internacionais, foram compreendendo a necessidade de organização e de relacionamento com possuidores de trailers e motor-homes no Rio Grande do Sul e Brasil.

Primeira Diretoria

No dia 18 de julho de 1977 foi criada a 1ª Diretoria do Rancho Móvel Clube Gaúcho, que ficou assim constituída, conforme Ata nº 01/77. Wesson Antônio do Amaral Duro assumiu a Presidência e Pedro Ozires Carneiro assumiu a Vice-Presidência.

Jornalzinho O Rancheiro

Em dezembro de 1990 foi publicado o primeira edição do jornalzinho O RANCHEIRO (Nº 1, ANO 1), com 8 páginas, marcado por diversas reportagens como "As casas que andam", "Diretoria", "Objetivos do Rancho Móvel" "anúncio avisando do pagamento da mensalidade para o Rancho Móvel de 10% do salário mínimo", " Viajando por caminhos latino-americanos", "Estória de Rancheiro" etc.

Desativação do Rancho Móvel

Após o ano de 1991, por meio à votação da Diretoria e seus Associados, houve a desativação do Rancho Móvel Clube Gaúcho, sem previsão do retorno do mesmo.

O retorno do Rancho

Em abril de 1998, no Camping Pinguela Parque em Osório, com a presença de diversos fabricantes e comerciantes de veículos de recreação, o Rancho Móvel Club Gaúcho foi reativado, passando a se chamar Associação Gaúcha dos Proprietários de Veículos de Recreação, com o nome fantasia "Rancho Móvel".

A diretoria ficou assim constituída por Paulo Roberto Vingnatti (Presidente), Mário Bercht (Vice-Presidente) e João Batista Heck (Secretário).

Uma nova estrutura financeira

Em 02 de abril de 1999, no Camping Pinguela Parque em Osório, foi dado um passo importante para estruturar de fato e direito a Associação Gaúcha dos Proprietários de Veículos de Recreação "Rancho Móvel". Ficou estipulada a cobrança de mensalidade, acumuladas por semestre de cada ano.

Nova época, muita diversão

No período de 2000/2001, a gestão do Rancho Móvel realizou diversos eventos para os seus associados, dando início a uma nova fase de diversão sequencial. Foram eles: Encontro da Páscoa em Tramandaí; Festa Junina e Gaúcha em Santo Antônio da Patrulha; Olimpíada Rancho Móvel em Lajeado; Encontro na Fenac em Novo Hamburgo; Encontro de Intercâmbio do Rodamundo em Blumenau - Santa Catarina; Encontro de Intercâmbio do Rancho Móvel Itapeva em Torres; E Encontro de Festa de Fim de ano em Tramandaí.

Porque se associar?

Seja um Associado

Seja um Associado

Se você é um feliz proprietário de motorhome ou trailer, venha fazer parte da família Rancho Móvel, a maior associação de veículos recreativos do Rio Grande do Sul!

Anuidade

Valor de anuidade de R$ 100,00 com pagamento via emissão de boleto na área do associado.

Novas amizades

Muito mais que diversão, é uma oportunidade de curtir o passeio mais à vontade, fazer novas amizades e até estreitar laços familiares.

Eventos

Muita programacão de viagens e encontros. Esperamos que goste do que planejamos para você.